quinta-feira, 18 de março de 2010

Amor, Liberdade e Solidão, Osho - Solitários


Pág.169

“As raízes têm de ser trazidas à luz para que você as entenda.”

“Você tem necessidade de se sentir útil, tem uma necessidade profunda de se sentir útil. Se ninguém precisa de si, você sente-se insignificante, sem sentido. Se alguém precisa de si dá-lhe significado, fá-lo sentir-se importante.”

Pág.171

“Agora tente entender as palavras de Jesus: Abençoados os solitários e eleitos, pois vós encontrareis o reino; e porque vós vindes dele, entrareis de novo aí.”

“Tente penetrar em cada palavra. Abençoados os solitários… Quem é o solitário? Aquele cuja necessidade de ser necessário desapareceu; aquele que está perfeitamente satisfeito consigo mesmo tal como é. Aquele que não precisa que alguém lhe diga: Você é muito significativo. O seu significado está dentro dele; portanto, o seu significado não provém de outros. Ele não suplica por ele, ele não pede por ele – o seu significado provém do seu próprio ser. Ele não é um pedinte e pode viver consigo próprio.”

2 comentários:

  1. Jesus não disse isso... Ser solitário, sentir solidão não tem nada de sublime. Fora isso, é realmente maduro não precisar de validação e não ser um "pedinte". Por outro lado, pergunto, quem o é? Se Deus é amor, se Ele quer a nossa amizade sem precisar dela,que homem, na sua natureza miserável, conseguiria isso. Nem mesmo o pior dos psicopatas...

    ResponderEliminar
  2. Olá, Nada! Obrigada pelo comentário e peço desculpa pela demora em publicar e responder. Creio que a forma como aqui se fala em solitário diz respeito a termos a coragem de sermos nós mesmos. Foi assim que interpretei quando li inicialmente... Não é solidão no sentido negativo, mas solidão no sentido positivo! ;) Suponho que o autor (OSHO) não tenha querido dizer as exactas palavras de Jesus, mas a sua leitura delas... Muitos de nós somos pedintes or necessitar permanentemente que os outros concordem com o que nós fazemos! Não temos coragem de agir e de pensar pela nossa rópria cabeça e acabaos a actuar do mesmo modo que vemos toda a gente fazer!! Assim, ao ser-se solitário (no bom sentido) é ser-se um não pedinte! Felicidades! ;)

    ResponderEliminar