sábado, 14 de junho de 2008



"Nesta época de reinado da força bruta, é quase impossível que alguém possa rejeitar a lei da supremacia absoluta da força bruta. E é por essa razão que recebo cartas anónimas a aconselhar-me que não interfira no progresso da não-cooperação, mesmo que a violência popular rebente. Outros aproximam-se de mim e, achando que me dedico em segredo a maquinar acções violentas, perguntam-me quando é que chegará o feliz momento de declarar a violência total. Asseguram-me que os ingleses nunca se renderão a outra coisa que não a violência, encoberta ou manifesta. E há ainda outros, segundo me contam, que me julgam o habitante mais vil de toda a Índia pelo facto de nunca dar a conhecer as minhas verdadeiras intenções, e não têm a menor dúvida em afirmar que eu acredito tanto na violência como a maior parte das pessoas."


Sem comentários:

Enviar um comentário